O ano de 2023 foi bastante movimentado no cinema, com retorno de grandes franquias, novos filmes com grandes promessas e alguns clĂ¡ssivos revisitados. No geral, um ano positivo para as atrações nas telonas, seguindo tambĂ©m de diversas decepções, assim, trazemos alguns exemplos como retrospectiva a serem relembrados.
Os melhores lançamentos do ano foram aqueles que se destacaram pela qualidade tĂ©cnica, direĂ§Ă£o, roteiro e performance. Trazendo inovaĂ§Ă£o, emoĂ§Ă£o e grande relevĂ¢ncia para a sociedade.
Oppenheimer, de Christopher Nolan, foi um dos mais aclamados do ano. Narrando a histĂ³ria de J. Robert Oppenheimer, o cientista que liderou o projeto Manhattan desenvolvendo uma bomba atĂ´mica. O filme apresentou-se como uma obra prima Ă©pica, com uma direĂ§Ă£o magistral, performances poderosas e um roteiro complexo e reflexivo, uma grande surpresa para um filme de nicho.
Barbie, de Greta Gerwig, foi outra atraĂ§Ă£o de sucesso, o longa Ă© uma releitura moderna da boneca Barbie, com Margot Robbie interpretando o papel principal. O longa Ă© uma comĂ©dia romantica divertida e emocionante, com uma mensagem positiva sobre a importancia da autoaceitaĂ§Ă£o.
MissĂ£o ImpossĂvel 7, de Christopher McQuarrie, foi um filme de aĂ§Ă£o eletrizante, com Tom Cruize retornando como Ethan Hunt. O longaĂ© uma aventura repleta de aĂ§Ă£o e suspente, com cenas de perseguiĂ§Ă£o e luta carregadas de adrenalina.
Guardiões da Galaxia 3, de James Gunn, foi uma continuaĂ§Ă£o super divertida e emocionante. O longa Ă© uma aventura espacial repleta de humor e aĂ§Ă£o, com personagens carismĂ¡ticos e enredo envolvente.
John Wick 4, de Chad Stahelski, foi um grandioso filme de acĂ£o brutal. Com Keanu Reeves de volta como John Wick, o filme Ă© uma vingança sangrenta, com cenas de aĂ§Ă£o e lutas de tirar o folego.
Sem deixar de foram tambĂ©m Gran Turismo, que foi uma grande surpresa para que nĂ£o esperava um filme grandioso, com atuações satisfatĂ³rias e roteiro super emocionante, trazendo novos fĂ£s para a franquia e resgantando lembranças dos fĂ£s mais antigos que acompanharam a histĂ³ria em que o filme foi baseado.
Os piores lançamentos foram aqueles que se destacaram pela falta de originalidade, direĂ§Ă£o, roteiro e performances, sendo fracos, preguiçosos e sem grande relevancia para a sociedade.
O Urso do PĂ³ Branco, de Lawrence Kasdan, que mais parecia filme de aventura infantil, foi altamente criticado pela falta de originalidade e roteiro preguiçoso. Mesmo sendo um pouco divertido(?) ainda deixou muito a desejar, em comparaĂ§Ă£o com a histĂ³ria real em que foi baseado.
Férias Sangrentas, de Scott Derrickson, foi um filme de terror criticado pela violencia gratuita, falta de suspense e roteiro que deixou muito a desejar.
The Flash, de Andy Muschietti, foi um filme de super-herĂ³i altamente criticando por apresentar uma direĂ§Ă£o confusa e roteiro que mais parecia um queijo suĂço, recheado de furos, roteiro e diĂ¡logo preguiçoso e pĂ©ssimo aproveitamento dos personagens. Com Homem-Formiga seguindo o mesmo exemplo.
Por nossa avaliaĂ§Ă£o, separamos alguns filmes e categorizamos dentro do que nos foi apresentado nas telonas. Seguindo a sequencia:
Filme do Ano: Barbie
Melhor Filme de 2023: MissĂ£o ImpossĂvel
Melhor Sequencia: Guardiões da GalĂ¡xia
Melhor Preludio/ Revisitaçaõ/ Remake: Dungeons & Dragons
Melhor Comedia: Que Horas eu te Pego
Melhor Suspense/ Terror: Panico 6
Maior Surpresa: Gran Turismo
Melhor Heroi: Besouro Azul
Expectativa Atendida: Jogos Vorazes - A Cantiga dos Passaros e Serpentes
MensĂ£o Honrosa: Wonka
Pior Filme: Homem Formiga e a Vespa - Quantumania
Maior DecepĂ§Ă£o: The Flash
Filme que merecia mais: As Marvels
No geral, 2023 foi um ano positivo para o cinema, mas cheio de "desperdĂcio de ingresso", Hollywood nos presenteou com grandes atrações que merecem espaço em nossa prateleira de lembranças, mas tambĂ©m nos entregou grandes produções que merecem ser guardadas no baĂº do esquecimento.
Qual foram seus filmes favoritos e quais trouxeram decepĂ§Ă£o, nos conte tambĂ©m qual seu pĂ³dio.